Vanessa Grazziotin: Falta de atuação do Estado torna feminicídio uma violência política

25/08/2017 10h05

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou os altos índices de violência contra a mulher, noticiados recentemente pela imprensa. Ela citou notícia do jornal Folha de S. Paulo que aponta um caso de feminicídio a cada quatro dias na capital paulista.

Outra notícia traz o dado de que dez casos de estupro coletivo são registrados diariamente em todo o Brasil. Já um jornal amazonense, lido pela senadora, afirma que o Amazonas é o nono estado do Brasil em assassinato de mulheres.

Vanessa disse que mulheres são mortas todos os dias no país a tiros, marretadas, pauladas e até enforcadas. Ela lembrou que o Senado debateu neste ano o tema do feminicídio como violência política, devido à falta de atuação do Estado no combate a este tipo de crime.

A senadora ainda lamentou os cortes feitos pelo presidente Michel Temer, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, de verbas que seriam destinadas a políticas de combate à violência contra a mulher. Vanessa afirmou que os casos de feminicídio só não são maiores porque alguns ainda são registrados de forma equivocada como homicídio ou latrocínio.

- Muita gente pergunta: Por que as mulheres se organizam? Nos organizamos porque infelizmente ainda sofremos mais violência, ainda somos discriminadas, ainda somos sub-representadas no Parlamento e vivemos infelizmente numa sociedade machista - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)