Senadoras saúdam vitória contra o assédio sexual

Procuradora Especial da Mulher, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou as manifestações que tomaram as redes sociais e o noticiário em solidariedade à figurinista que sofreu assédio sexual de ator da Rede Globo.
05/04/2017 19h20

“Eu quero registrar que ontem o Brasil assistiu a um episódio que nós consideramos uma vitória da luta das mulheres contra a violência”, disse Vanessa.

Junto com as senadoras Angela Portela (PT-RR), Fátima Bezerra (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Regina Sousa (PT-PI), Vanessa ergueu placa com os dizeres da campanha feita em solidariedade à figurinista Susllen Tonani: Mexeu com uma, mexeu com todas #chegadeassedio.

Vanessa se referiu à “sincera e sofrida carta” escrita por Susllen, que chegou a ser retirada do blog do jornal onde foi publicada, e à negativa inicial do ator, que disse que a moça não tinha “entendido as brincadeiras”, para enfatizar o peso que a mobilização de funcionárias e servidoras da empresa teve para a verdade vir à tona.

Mobilização

“Na segunda feira, houve uma mobilização muito grande das funcionárias da empresa, que foram trabalhar com camisetas que tinham estes dizeres – Mexeu com uma, mexeu com todas – e a própria direção da emissora resolveu promover uma suspensão ao ator, fazendo com que ele imediatamente emitisse uma nota oficial bem diferente das suas primeiras manifestações, dizendo que tinha errado, sim, no que disse, no que fez e no modo com que até então pensava, retratando-se”, disse a senadora.

A senadora Rose de Freitas também se pronunciou, para dizer que a retratação não era de somenos importância”.

“Acho importantíssimo que alguém tenha a capacidade de vir a público reconhecer não um gesto de indelicadeza só, mas indecoroso, indigno, desrespeitoso para com a mulher – que todos possam refletir, antes de fazê-lo”, disse a senadora Rose.