Seminário Internacional discute políticas públicas para a Primeira Infância

Com apoio da Procuradoria Especial da Mulher, o encontro reúne parlamentares, especialistas e convidados estrangeiros, que deverão debater, nos dias 4, 5 e 6 de julho, iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância com base na vigência da lei 13.257/2016.
06/07/2016 13h20

 

Com apoio da Procuradoria Especial da Mulher, o encontro reúne parlamentares, especialistas e convidados estrangeiros, que deverão debater, nos dias 4, 5 e 6 de julho, iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância com base na vigência da lei 13.257/2016.

O público lotou o auditório Petrônio Portella do Senado, no evento organizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, pela Frente Parlamentar da Educação, e pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Educação; Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados; do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, e das Comissões de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.

A mesa de abertura contou com a presença do deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação; de Osmar Terra, ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário; do senador José Medeiros, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância,  do deputado Arnaldo Faria de Sá, presidente da Comissão de Educação da Câmara; da deputada Conceição Sampaio, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família;  de Lisle Lucena, presidente da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz do Senado; e Boris Utria, coordenador-geral de Operações do Banco Mundial no Brasil.

Vanessa Grazziotin saudou o evento na perspectiva de que a discussão sobre direitos humanos na infância trará benefícios no curto, médio e longo prazos para toda a sociedade. Segundo ela, “acreditar na cultura da paz e construir um Brasil que respeite a equidade geracional é medida urgente por parte dos parlamentares, dos agentes públicos e das entidades nacionais e internacionais”.

Conceição Sampaio lembrou que todos os esforços são válidos para implementar a lei da primeira infância e a consequência das ações em benefício da paz afeta diretamente as mulheres:  “40% dos lares brasileiros são providos por mulheres, por isso é preciso investir em creches e escolas para que as mães consigam cumprir a jornada de trabalho com tranquilidade”, alertou.

Estavam presentes na abertura do seminário diversos deputados e deputadas, além de embaixadores da Turquia; Nigéria; Costa Rica; Namíbia; Moçambique e ainda a pediatra Mary Young, especialista em desenvolvimento infantil e atualmente diretora da China Development Research Foundation; Gaby Fujimoto, consultora da Rede Hemisférica de Parlamentares pela Primeira Infância.

Foto: Marcelo Favaretti