ProMul realiza oficina de saúde no Conecta IFB 2017

20/09/2017 10h30

conecta 1Nesta 3ª feira, 19 de setembro, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado realizou a oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, durante o Conecta IF 2017 – Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como parte da programação de seis dias, entre 18 e 23 de setembro, que comemora os 10 anos de criação do Instituto Federal de Brasília.

Com formação em jornalismo e fisioterapia, Rita Polli Rebelo, coordenadora da ProMul, falou a um público de 58 participantes do Conecta IF, formado por estudantes do Distrito Federal, de Mato Grosso, do Maranhão e de Sergipe.

Auxiliada pela “Esqueleta”, um modelo do esqueleto humano em tamanho real, Rita procurou englobar aspectos individuais, interpessoais e mesmo sociais da saúde, “em ambientes de poder”, segundo frisou, “como são a casa, a escola, o trabalho, a cidade e o próprio país”.

“O Sistema Único de Saúde trabalha com atendimento em três níveis, atenção básica, aquela ocorre nos Centros de Saúde; secundária, nos hospitais; e terciária, que diz respeito à reabilitação”, explicou Rita. “Nós trabalhamos também com uma abordagem integral da saúde, abrangendo o corpo, que tem suas necessidades e instintos, o sentimento, que tem capacidade de estabelecer vínculos por meio do prazer, e a razão, que sempre pode operar como um fator de conhecimento e de regulação”, explicou Rita.

conecta 2

Mencionando estudiosos em que se baseou nos seus estudos sobre a saúde, como Pierre Weil, “que diz que ‘o corpo fala e’ até grita para que o ouçamos”, a fisioterapeuta e jornalista destacou também a importância dos trabalhos de Erich Fromm, que ajudam a enxergar a importância do amor próprio, do amor fraterno, do amor erótico, do amor materno e do amor a Deus na saúde individual e coletiva.

Fotos e Texto: Lunde Braghini (Reprodução autorizada mediante citação da Procuradoria da Mulher)