Atleta, Ministra e Reitora recebem Voto de Aplausos

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado encaminhou Votos de Congratulações e Aplausos para homenagear a atleta paraolímpica Shirlene Coelho, a ministra Laurita Vaz e a professora Márcia Abrahão.
13/09/2016 16h50

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado encaminhou Votos de Congratulações e Aplausos para homenagear a atleta paraolímpica Shirlene Coelho, a ministra Laurita Vaz e a professora Márcia Abrahão.

No esporte, no Judiciário e na administração do ensino superior, as três se destacaram em espaços sociais historicamente masculinos e que crescentemente vêm sendo palco do protagonismo feminino.

ShirleneEsporte

Escolhida entre 18 atletas (sendo 17 homens), por meio de votos, para conduzir a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Paralímpicos, Shirlene Coelho tem uma história especial de superação.

Nascida com paralisia cerebral, Shirlene venceu os preconceitos e limites impostos pela sociedade. Como assinala o voto encaminhado pela Procuradoria da Mulher do Senado:

“A atleta soma diversas medalhas, ouro e bronze no lançamento de dardo e no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; ouro no lançamento de dardo no Mundial de Doha 2015; atual recordista mundial no lançamento de dardo (37m86); bronze no arremesso de peso no Mundial de Lyon 2013; ouro no lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; ouro no arremesso de peso e no lançamento de dardo, e prata no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; ouro no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial de Christchurch 2011; prata no lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008; ouro no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso e no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007.”

lauritaTribunal

Atuando no Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2001, a ministra Laurita Vaz foi conduzida à presidência do órgão, pela primeira vez dirigido por uma mulher. Especializada em Direito Penal, Laurita Vaz nasceu em Anicuns, há 67 anos.

De acordo com o voto de congratulações, “a posse de Laurita é deveras representativa, pois o Brasil não é referência de presença feminina nos espaços de poder.  A luta para dar visibilidades à importância da mulher no Poder Judiciário também compõe o brilhante currículo de Laurita, que já escreveu sobre “A atuação da Mulher no Poder Judiciário”, (...) além de mostrar engajamento no combate contra a corrupção e celeridade nos atendimentos da Justiça”.

márcia reitoraReitoria

O terceiro voto de aplauso é encaminhado à professora Márcia Abrahão, eleita no dia 1º de setembro de 2016, por meio de consulta à comunidade universitária, como nova reitora da instituição.

Nos termos da Procuradoria Especial da Mulher:

“A eleição de Márcia nos causa entusiasmo por ser a primeira mulher eleita reitora da Universidade de Brasília em turno único. Dentre as diversas ações propostas pela chapa de Márcia há políticas para a construção de um ambiente e trabalho e estudo inclusivo, respeitoso, solidário e colaborativo para criar condições concretas de permanência da Universidade, que tem como ações especificas viabilizar parcerias para a implementação de creches nos quatro campi e aprimorar e fortalecer a política institucional para a diversidade, integrada às políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, nos diferentes campi, de modo a combater a todas as formas de discriminação e de assédio”.

Acesse os votos na íntegra:

Shirlene Coelho
Laurita Vaz
Márcia Abrahão

Fotos: Reprodução do site Paralimpíadas, Jonas Pereira/Agência Senado e Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência.