Davi anuncia votação de projeto que homenageia o jornalista João Cláudio Netto Estrella

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciou em plenário, nesta terça-feira (13), que será votado, amanhã, o Projeto de Resolução (PRS) 75/2019, que homenageia o jornalista João Cláudio Netto Estrella.
13/08/2019 20h13

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), anunciou em plenário, nesta terça-feira (13), que será votado, amanhã, o Projeto de Resolução (PRS) 75/2019, que homenageia o jornalista João Cláudio Netto Estrella.

Davi anuncia votação de projeto que homenageia o jornalista João Cláudio Netto Estrella. Foto: Marcos Brandão

A proposta, de autoria dos senadores amapaenses Davi e Randolfe Rodrigues, determina que o “aquário” – sala de imprensa onde ficam os jornalistas setoristas do Congresso – receberá o nome do jornalista da TV Globo, que morreu em 29 de junho deste ano, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

Joãozinho, como costumava ser chamado por amigos, era jornalista político e atuava no Congresso Nacional. Ele se formou na Universidade de Brasília (UNB), trabalhou no Jornal de Brasília e estava na TV Globo havia 13 anos. Era conhecido, benquisto e respeitado por todos: senadores, servidores e colegas de profissão.

A homenagem atendeu a uma sugestão dos próprios jornalistas, que trabalham no comitê de imprensa, e foi acatada de pronto pelo presidente Davi.

João Cláudio era jovem, tinha apenas 38 anos, e a morte dele causou grande comoção no Senado. Era um profissional dedicado, comprometido, discreto e extremamente criterioso na apuração das matérias que produzia. Os colegas ressaltam as qualidades éticas e o comportamento correto do jornalista.

“Fiquei muito triste com a morte de João Cláudio Netto Estrella. Era um profissional exemplar e dedicado, com o qual o conjunto de senadoras e senadores estava acostumado a lidar diariamente, e que sempre atuou de forma ética na cobertura dos eventos, votações e discussões desta Casa. Foi uma sugestão [dos jornalistas] acolhida por este presidente, porque é uma justa homenagem a um jornalista que, tendo “Estrella” no nome, foi chamado muito cedo a brilhar na eternidade” – justificou Davi Alcolumbre.