09/07/2015

Internautas apoiam projeto que proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal

O DataSenado, em parceria com a Agência Senado, realizou de 29 de maio a 15 de junho enquete sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS 45/2014) do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). A proposta visa proibir a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal. Mais de 10 mil internautas opinaram, sendo que 84% foram favoráveis à proibição.

A justificativa do projeto pontua que a proibição do uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal é uma tendência mundial, esse tipo de procedimento foi vedado na União Europeia. Ainda de acordo com a justificativa, já existem diversas alternativas para avaliações de segurança nessas pesquisas, a exemplo da modelagem biológica, da modelagem computadorizada e de métodos “in vitro” baseados no cultivo de células, sem a necessidade de submeter animais a procedimentos cruéis.

Cidadãos encaminharam mensagens no espaço ‘Comente o Projeto’, disponibilizado na página do DataSenado. A maior parte das mensagens recebidas foi favorável ao projeto. “Sou médica e como tal enfatizo que resultados obtidos com animais não correspondem à reação em humanos. A experiência com animais nada mais é do que um lucrativo comércio”, defendeu a cidadã Preci Haydée Grohmann, do Rio de Janeiro. Em número menor, algumas mensagens foram contra a proibição. “Os experimentos em animais, em especial os mamíferos, creio que seja de suma importância para evitar os efeitos colaterais futuros em nós, seres humanos”, alegou o cidadão Dácio Montenegro Mendonça, do estado do Amazonas.

Na enquete, o internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra o projeto que proíbe a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal? (PLS 45/2014)”. No total, 10.188 internautas opinaram, sendo que 84% votaram a favor da proposta, enquanto 16% manifestaram-se contra.

Período: 29/5/2015 a 15/6/2015
Número de votos: 10.188
Você é a favor ou contra o projeto que proíbe a utilização de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal? (PLS 45/2014)

Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.