Serviços e Produtos

Atendimento ao usuário

A Biblioteca é aberta ao público em geral para consultas e pesquisas. A equipe do atendimento está preparada para orientar os usuários na busca e recuperação de informações nas bases de dados da Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI, na Biblioteca Digital do Senado Federal – BDSF e em outras fontes de informação. O atendimento é direcionado prioritariamente aos senadores e aos servidores que trabalham com o processo legislativo. Pode ser presencial, por telefone, por e-mail ou pelo Fale Conosco. O empréstimo de publicações é permitido aos senadores, deputados federais, servidores e estagiários do Senado Federal, consultores da Câmara dos Deputados, e às bibliotecas do Distrito Federal, de acordo com o Regimento Interno da Biblioteca.

Empréstimos

O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados: senadores, deputados federais, servidores e estagiários do Senado Federal, consultores da Câmara dos Deputados e bibliotecas de Brasília conveniadas.

Livros novos

A Biblioteca do Senado Federal disponibiliza, mensalmente, a capa e o sumário de uma amostra dos livros recém-incorporados ao acervo nas principais áreas do conhecimento. Acesse as capas e sumários das novas publicações.

Sumários de revistas

A Biblioteca do Senado Federal disponibiliza a capa e o sumário dos novos títulos e fascículos de revistas incorporados ao seu acervo, organizados em temas. Acesse os sumários de revistas.

Reprodução de publicações

O usuário pode solicitar, nas modalidades de fotocópia ou digitalização, a reprodução de artigos de periódicos, verbetes de obras de referência, capítulos de livros, matéria de jornais, entre outros.

A reprodução de documentos pertencentes ao acervo da Biblioteca do Senado Federal só será permitida, segundo o Regimento Interno da Biblioteca, quando não acarretar danos, vedada a cópia de obras raras, de documentos pessoais, e de obras no todo, de acordo com a Lei de Direitos Autorais.

A regulamentação do fornecimento de cópias impressas e digitalizadas de documentos e publicações sob a gestão e a guarda do Senado Federal. para usuários internos e externos ao Senado Federal, obedece ao disposto nos Ato da Comissão Diretora nº 10, de 2015.

Catálogo da RVBI

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de bibliotecas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Forma um catálogo coletivo com mais de 1 milhão de documentos, entre livros, artigos de revistas e jornais, coleções de periódicos, obras raras e outros tipos de materiais. Acesse o catálogo da RVBI.