Ideia Legislativa
Proibição irrestrita de todo e qualquer comercial relacionado à bebida alcoólica no país.
Diminuir as mortes no trânsito, os homicídios e aquelas decorrentes de doenças contraídas pelo uso de bebida alcoólica. Na década de 90, o Brasil implementou legislações que passaram a restringir a propaganda de cigarros. O resultado foi inquestionável: o número de fumantes caiu drasticamente e por consequência a pressão sobre o sistema de saúde para a cura de doenças decorrentes do cigarro também caiu, permitindo ao Estado brasileiro economizar somas importantes de recursos financeiros. No entanto, o mesmo não ocorre com o consumo de bebida alcoólica. A cada dia observa-se o número exagerado de acidentes e mortes decorrentes do uso indevido de bebida alcoólica, por mais que as leis de transito tenham sido mais restritivas. A proibição de comerciais de bebidas alcoólicas, a exemplo do cigarro, criará uma nova geração menos afeita a bebida alcoólica, com impactos importantes na qualidade de vida da população no futuro.
Sou professor universitário e, em todas as turmas para as quais leciono, pergunto quantos fumam. Apenas uma minoria levanta a mão. Mas quando pergunto quem bebe, a resposta é unânime: uma minoria não bebe regularmente, mas a maioria consome bebida alcoólica acima do limite. Não adianta obrigar aos fabricantes colocarem em seus anúncios a inscrição "se beber não dirija", porque isto tem se mostrado insuficiente. Os jovens continuam a abusar do uso de bebidas e isto tem gerado níveis de dependência assustadores. E é razoável supor que no futuro o SUS continuará a atender números cada vez maiores de pessoas com problemas decorrentes do uso de bebida alcoólica. Neste sentido, a única medida eficaz é a proibição de todo e qualquer comercial de bebidas alcoólicas. E adicionalmente associar a bebida alcoólica com problemas de saúde, a exemplo do que se fez com o cigarro. Isso produzirá no futuro uma geração avessa ao consumo de bebida alcoólica e ampliará a qualidade de vida, diminuindo drasticamente as mortes e os prejuízos ao Estado brasileiro. Um estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) concluiu que o Brasil é o 5º país das Américas a possuir o maior número de mortes em decorrência do uso de bebidas alcoólicas. E o consumo vem aumentando a uma taxa de 20% ao ano. Morrem no transito brasileiro aproximadamente 45 mil pessoas por ano. O custo destas mortes é estimado em mais de R$ 42 bilhões por ano, considerando que a média de idade dos falecidos é de 30 anos e sua expectativa de vida seria de 65 anos, podendo contribuir para a geração de riqueza no futuro. Deste total, 12% referem-se às mortes decorrentes de bebida alcoólica (R$ 4,8 bilhões por ano). Não estão inclusos nestes números os gastos que o Estado brasileiro teve até antes da morte destas pessoas, além daqueles que apresentam sequelas e que ficarão inválidos no exercício de duas profissões. Torna-se urgente assim restringir irrestritamente a propaganda de bebeidas alcoólicas para evitar mais mortes.
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

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Data limite para receber 20.000 apoios
10/02/2017
Ideia proposta por
VOLNEY A. D. G. - SP

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