Ideia Legislativa
Projeto de lei que determina que a instituição financeira automaticamente forneça a melhor opção de crédito (com menos juros)ao consumidor.
O grande problema na questão do superendividamento para o grande público é a falta de informação e conhecimento real do quanto determinado juros irá afetar a sua saúde financeira, outro problema é a vergonha destas pessoas em falar com o gerente para solicitar um empréstimo pessoal. Tais problemas acabam por induzir o consumidor a pegar o mais crédito fácil e rápido, que por sua vez possui menos garantia aos bancos, que acarreta em créditos mais caros, à exemplo do cartão de crédito e cheque especial.
Uma lei que determine que dentro daquele banco, este seja obrigado a indicar o "crédito mais barato" quando se deparar com a situação de que o consumidor pagou o mínimo do cartão ou precisou utilizar o limite do cheque especial, o que consequentemente diminuirá o efeito bola de neve nas contas de grande parte das famílias brasileiras. A lei deveria determinar também que o banco assim que concedesse um empréstimo entregasse ao consumidor uma planilha detalhada de quanto aquele dinheiro irá lhe custar, à exemplo do que ocorre nos financiamentos com amortização, que detalha do começo ao fim o valor de cada parcela. Assim, o próprio banco irá auxiliar o consumidor na tomada de crédito e cuidará para que este não fique em situação de insolvência. * Seria também de primeira importância uma lei que inserisse dentro das escolas a educação financeira. A escola do meu filho possui um trabalho nesta área e os resultados são fantásticos. Me coloco à disposição para colaborar em tais projetos, inclusive sou advogado atuante na área do direito do consumidor, membro da comissão de defesa do consumidor da OAB/MS e dou palestras sobre superendividamento, sendo um entusiasta nesta matéria. Abraço!
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
27/12/2016
Ideia proposta por
LEANDRO A. P. - MS

Confirma?