Ideia Legislativa
Difundir a arte, a literatura e a cultura, contribuindo com a educação brasileira. Os bancos das praças e de outros lugares também ensinam.
NO BRASIL,NOS DIAS ATUAIS,A PRAÇA É lugar assustador:de assalto,confusão,medo,destruição. Espaços estes que são preenchidos e ou, muitas vezes estão ocupados pela droga, o álcool e outros vícios que tomam conta da sociedade brasileira. Inviabilizando a função social da praça. Bancos obsoletos.Local repleto do medo, da violência e de dor.Lugar para poucos.
Brasil,queremos a PRAÇA da distração,da diversão,da prática da cidadania.É isso que merece esta nação. Que possam implementar políticas públicas de ações que resgatem a história, a cultura e a arte de um povo,permitindo permanecer viva a tradição ou inovação passada ou contada. Promover a qualidade de vida e o bem – estar social. Que bancos de praças tragam citações de frases ou pensamentos dos escritores locais que contribuíram ou contribuem para a educação social, ambiental,cultural e artística.Diz a Constituição Federal de 1988: Art.215 que dispõe:O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.(EC nº 48/2005) e o Art. 216. Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem .(EC nº 42/2003),inciso I “as formas de expressão”, inciso II,“os modos de criar, fazer e viver”, inciso IV “as obras, objetos,documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais”;e no seu Parágrafo 1º “O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio da vigilância, da preservação”. Assim sendo,precisamos urgentemente retomar e resgatar esse patrimônio cultural brasileiro. As citações nos bancos das praças e de outros lugares públicos vem expressar a necessidade de fortalecer os vínculos: SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE, CULTURA e LITERATURA, junto à comunidade de cada Região brasileira que diariamente jogam conversa fora na praça. O encontro nesta praça se tornaria mais prazeroso, híbrido e residual, quando seria mais uma opção de falar, refletir sobre obra e artistas da cultura local e regional.Praça,lugar de boa ação,admiração,animação,abraçar a nação.
123 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
21/12/2016
Ideia proposta por
MARIA L. F. D. C. - AC

Confirma?