Ideia Legislativa
Em crime de corrupção, mesmo condenados em grau de recurso terão bens bloqueados até 10 vezes mais que o valor constatado da corrupção.
A corrupção é o mais grave problema nacional, pois gera miséria e violência. Ela ocorre em todos os níveis de governo e da vida privada. Mas certamente os que envolvem patrimônio público são os mais danosos ao país. A condenação de corruptos sempre acaba em pizza. Eles ficam presos uns meses e podem depois continuar gozando de sua riqueza fraudulenta. Estabelecendo-se que a punição será pesadamente pecuniária, a corrupção pode diminuir a médio prazo. Valores e bens arrecadados com as condenações, até 10 vezes mais do que foi adquirido como fruto de corrupção, certamente serviria para melhor equipar polícias e sistema penitenciário. A corrupção diminuiria com condenações pecuniárias de peso e a polícia se tornaria mais eficiente para mais apurações. É uma forma de combater dois problemas de uma vez só: a corrupção e o desaparelhamento das polícias e do sistema penitenciário.
Não defendo cadeia para corruptos, defendo pobreza. Cadeia não resolve nada, pois o corrupto sabe que vai ficar pouco tempo preso e, como tem dinheiro, pode comprar uma vida razoável enquanto estiver preso. Então cadeia não pune nem vai fazer o corrupto deixar de praticar corrupção ao sair de lá. Por outro lado, ficar na miséria, perder tudo que tem, isso sim é castigo de verdade e, além do mais, o impossibilita de ter poder econômico para mudar sua situação. Se o Estado tiver o poder legal de tirar dele até 10 vezes mais do que ele roubou (talvez ele não tenha bens lícitos que cheguem a tanto, mas perderá tudo que tem para pagar pelo que roubou), certamente perderá até o último bem imóvel, carro ou mesmo renda de aposentadoria ou pensão. Isso sim é uma punição que tirará mais um corrupto de circulação. Como funcionaria? Se alguém é condenado já em primeira instância por apropriar-se indevidamente de dinheiro público, ele teria bloqueados bens em valor até 10 vezes mais do que aferiu ilicitamente. Se absolvido ao final, os valores são desbloqueados, obviamente, mas se confirmada a sentença, perde tudo. Se roubou R$ 1 milhão, devolve R$ 10 milhões. Se não tem isso tudo, perde tudo o que tiver, incluindo bens lícitos e até aposentadoria ou pensão, se tiver. A pessoa pode ficar sem casa, carro, qualquer propriedade ou bens móveis. Não interessa, perde tudo, até chegar ao valor mais próximo do que a lei impõe. Com certeza, após os primeiros casos de miséria entre os gananciosos, as pessoas pensariam duas vezes antes de praticar corrupção ativa ou passiva. E os valores e bens arrecadados ainda serviriam para melhor equipar polícias e sistema penitenciário.
16 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
20/12/2016
Ideia proposta por
WALDINEIA M. L. - GO

Confirma?