Ideia Legislativa
Disciplina Computação na Educação Básica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional-nova habilidade básica de conhecimento.
O presidente Barack Obama vai investir US$ 4 bilhões no ensino de computação nos Estados Unidos (PORVIR, 2016). Tal proposta reafirma o fato indiscutível de que a Computação é a nova habilidade básica de conhecimento a ser desenvolvida e esta tarefa deve ser desenvolvida pela Educação formal, com intuito de garantir, quanto ao acesso ao conhecimento e inclusão digital, a igualdade de condições e direitos. A Computação tornou-se indispensável na vida contemporânea, na sociedade digital que vivemos, sobretudo, ela é condição estratégica de desenvolvimento. Portanto, a inserção da Computação na Educação Básica é necessária para o desenvolvimento do pensamento computacional e algorítmico na educação básica, com o objetivo de fornecer recursos cognitivos que contribuam na resolução de problemas que perpassam todas as áreas do conhecimento. A computação na educação básica objetiva o ensino da programação e codificação, habilidades necessárias e inerentes ao processo de desenvolvimento econômico, pessoal e profissional. O Pensamento Computacional visa também o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades cognitivas necessário à aprendizagem de outros conteúdos.
Inserção da Computação na Educação Básica como disciplina obrigatória. Essa disciplina visa o ensino de conteúdos relativos à programação, codificação, algoritmos, raciocínio lógico e desenvolvimento de demais habilidades cognitivas para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Por este motivo, ela deve ser inserida como uma disciplina, com conteúdos determinados para cada etapa e fase de desenvolvimento do mesmo modo que as outras disciplinas que fazem parte da matriz curricular. A Computação não deve ser vista apenas como instrumento do processo educacional usado por outras disciplinas, mas, como área do conhecimento com um corpus teórico próprio que não está contemplado em nenhuma outra disciplina escolar. Através da Sociedade Brasileira de Computação foi criado o curso de Licenciatura em Computação com o objetivo de formar docentes com habilidades e competências para inserção dessa disciplina na escola básica. A formação desse profissional deve contemplar o domínio dos conteúdos básicos e tecnológicos da Ciência da Computação, Matemática e Educação. A disciplina Computação seria então, trabalhada na Educação Básica por docente licenciados em Computação com sólida e ampla qualificação científica, pedagógica, crítica, social, ética e humanística. A inserção da disciplina Computação não deve ser vista como uma proposta opcional, mas, como ação estratégica e imprescindível para o desenvolvimento econômico, inclusão social e exercício da cidadania.
51 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
16/12/2016
Ideia proposta por
CELIA A. R. - MG

Confirma?