Ideia Legislativa
Vínculo de energia e saneamento apenas com o CPF (penalizar apenas o cliente devedor, não outros clientes ou proprietário do imóvel).
A Sanepar corta o fornecimento de água a imóvel com dívida, mesmo que a dívida seja de um ex-inquilino. Então o proprietário é obrigado a pagar a dívida de outra pessoa, que provavelmente estará usando água fornecida pela Sanepar em outro imóvel. A Copel, para religar o fornecimento a unidade (imóvel) com dívida deixada por ex-inquilino, exige uma série de documentos de comprovação dos vínculos com o imóvel, sendo em muitos casos mais barato (e prático) pagar a dívida do ex-inquilino. Na prática, é mais fácil cobrar do proprietário (que normalmente pode pagar, mas que também acaba ficando sem conseguir cobrar até o aluguel) do que do inquilino. É mais fácil mas é imoral e anti-ético, tanto que uma empresa privada não pode fazer algo semelhante ao praticado pela Sanepar e pela Copel se vender uma geladeira a meu inquilino e este não pagar. Aqui no Paraná, acaba sendo menos prejudicial ao proprietário locar o imóvel com água e energia inclusas, mantendo-as sempre em sua titularidade, pois a Copel ainda demora meses para cortar o fornecimento, permitindo que se acumulem dívidas desnecessariamente altas.
Sou a favor de cada empresa (tanto pública quanto particular) poder negar qualquer serviço a seus devedores até que a dívida seja paga (mesmo que o CPF já tenha saído do SPC e SERASA), o que diminui a inadimplência e consequentemente o custo aos bons pagadores. Mas a Sanepar e a Copel (assim como ocorre com empresas privadas) deveriam ser obrigadas por lei a fornecer seus produtos e serviços a quem não lhes deva nada, sem nenhuma exigência adicional (apenas que o titular não lhes deva nada). Afinal, assim nenhuma pessoa deverá mais de um mês a essas empresas, e quem nada deve nada sofrerá. É mais ético e moral cada um arcar com as consequências de seus atos do que penalizar inocentes, o que quer dizer que é imoral colocar no custo de todos a dívida de alguns e ainda permitir que após 5 anos estes devedores voltem a criar mais custo a todos. Cada produto ou serviço que consumimos traz no custo essa inadimplência.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
03/12/2016
Ideia proposta por
ANDERSON G. T. - PR

Confirma?