Ideia Legislativa
Substituir médicos cadastrados no Programa Mais Médicos , que atuam em cidades pequenas do interior , por alunos do sexto ano de Medicina.
Falta de médicos que se dispõe a trabalhar em cidades pequenas , prejudicando a população ao acesso a saúde básica. O problema atual , é que muitas cidades do Brasil , principalmente as cidades menores , com baixo nível sócio econômico ,não são atraentes para atrair médicos para atuar nestes lugares , mesmo que as prefeituras paguem salários atraentes. Os Médicos recém formados , preferem atuar em cidades maiores , com melhor infraestrutura e que oferecem boas condições para que suas famílias possam se instalar nestas cidades ( escola, hospitais , lazer e etc.).Estas cidades , na sua grande maioria não possuem médicos para atuar no nível básico de atenção , para cuidar de problemas simples , provocando um grande problema a estas cidades, que são obrigadas a levar seus pacientes para outros centros maiores , muitas vezes para resolver problemas simples, ocasionando assim, uma sobrecarga em Hospitais de cidades de referencia, prejudicando todo o sistema de saúde. Muitos casos poderiam ser resolvidos na própria cidade, sem necessitar de transferência para outros centros maiores. Esta idéia vai melhorar a assistência básica e ajudar a capacitar alunos do sexto ano.
Proposta: Estabelecer convênios entre as cidades e Hospitais Universitários de Universidades Públicas e/ou Privadas, para que estas Universidades disponibilizem alunos do sexto ano de graduação , para atuar na área básica de atenção a saúde, sempre auxiliados á distância por professores médicos das respectivas universidades. Como funciona: 1. A Universidade disponibilizará para a cidade, um número de alunos para atuar nas unidades básicas de saúde , em caráter de estágio de duração de cerca de dois meses, sendo que ao término do estágio , uma nova turma atue na referida cidade. Assim , a cidade sempre ficará com alunos atendendo em sua unidade básica, não dependendo de ter médicos contratados para atuar na atenção básica. 2. Em contrapartida , as cidades cadastradas no programa , vão ter que disponibilizar , toda infraestrutura para que os alunos permaneçam na cidade, como moradia, alimentação e transporte. 3. Os alunos vão estar autorizados a realizar atenção básica de saúde, sempre tutoriados por seus respectivos cordenadores médicos.Essa tutotia pode ser feito a distância, com auxilio de dispositivos móveis ,telefones e internet. 4. Sempre que houver dúvidas sobre um atendimento, o aluno entra em contato com seu supervisor médico para tentar solucionar o problema, sendo que em casos de gravidade, ou que necessitem de suporte maior , este paciente pode ser transferido para o Hospital Universitário de referencia. Vantagens: 1. Baixo custo , pois estes alunos vão atuar em caráter de estágios, sem fins lucrativos, por puro interesse acadêmico. 2. Resolve o problema de atenção básica nestas cidades, e nos casos mais graves os pacientes poderão ser encaminhados para hospitais de referência 3. Auxilia no processo de formação dos alunos do último anos de medicina. 4. Não há necessidade de gastar com profissionais de fora do País, como Cubanos por exemplo. E fortalece o sistema de saúde do nosso País. 5. Todos ganham, população e alunos.
43 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/11/2016
Ideia proposta por
LUIZ F. L. - SP

Confirma?