Ideia Legislativa
Carteira Nacional de Habilitação CNH para pessoas enquadradas com visão subnormal em ambos os olhos (Bioptic Telescope Driving)
Pessoas que possuem baixa visão, são afetadas socialmente por leis arcaicas que impedem das mesmas, de dirigirem veículos de passeio, no entanto, elas podem ser enquadradas no programa norte americano, designado Biopitic Telescope Driving. Esse programa permite que pessoas com baixa visão, especificamente, acuidade visual entre 20/70 e 20/200, tenham o direito de dirigir de acordo com as leis de trânsito vigentes se utilizando de lentes de correção acopladas aos óculos, chamado de telelupa kepler. Vejam os videos produzidos pela Eye Associates: Programa Bioptic Telecope Driving: https://youtu.be/Rs4ADs7K-z0 https://youtu.be/Uk5k_DaXCeQ Bioptic driving USA http://www.biopticdrivingusa.com/ Por causa dessa restrição, não é nos permitido, Eu me incluo, a obter a CNH habilitação para dirigir, pois não contemplo os requisitos expressos pelos orgãos, CONTRAN, DNIT, DETRAN e DENATRAN, pois são muito restritos, mesmo, atualmente, tendo inúmeros aplicativos e dispositivos sensoriais instalados nos veículos vendidos felizmente no Brasil, que reduzem bruscamente o problema de colisões e acidentes em geral.
O CONTRAN, DNIT, DETRAN e DENATRAN devem rever sua legislação para permitir que pessoas com acuidade visual entre 20/70 e 20/200 possam dirigir. É uma ação basicamente simples a ser toamda que poderia ajudar muitas pessoas! P.S. Creio que o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) deveria liderar uma discussão nacional sobre o programa Bioptic Telescpe Driving em conjunto com o CONTRAN. Veja o exemplo descrito abaixo: Por exemplo, possuo deficiência visual "leve" como uma boa parte dos cidadãos brasileiros, meu nome é Everton Silva Lima, tenho 28 anos, moro na zona oeste da capital Paulista, minha deficiência visual é enquadrada como visão subnormal em ambos os olhos, CID H54.2, devido a um defeito genético no cromossomo X, que afeta a retina, chamado de Retinosquise Juvenil (XLRS), que reduz minha acuidade visual, mesmo utilizando óculos, mas ao utilizar correção adquirida por tele lupa, essa deficiência é sanada. A minha acuidade visual é de, Olho Direito 20/100 e Olho Esquerdo 20/126. Eu utilizo o transporte público da capital paulista, e acho bom, mas a CNH daria maior liberdade e independência, além de melhorar a vida social, financeira e profissional. Por exemplo, sou engenheiro de produção mecânica, e trabalho em São Bernardo do Campo, em uma montadora de veículos pesados, a empresa fornece transporte fretado para me deslocar da cidade de São Paulo, da Zona Oeste e ir até o ABC Paulista, mas se o transporte não fosse provido, não poderia trabalhar lá, além disso, já recusei várias vagas porque não posso dirigir. Algo importante a se sublinhar é que eu sei dirigir e dirijo bem por sinal, como também deve ser a situação de outras pessoas, e algumas até que tive contato pela internet ou em consultas médicas de rotina, no entanto, são impedidas de usufruir de alguns de seus diretos civis.
5 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
18/11/2016
Ideia proposta por
EVERTON S. L. - SP

Confirma?