Ideia Legislativa
Obras de infra estrutura só poderão gravar terras mecanizáveis - exemplo, linhão de transmissão de energia - se não houver opção montanhosa.
Os linhões de transmissão de energia quando passam por terras planas, mecanizáveis, impedem o cultivo de cana de açúcar, reflorestamento de maneira definitiva e perene. É prejuízo para a geração presente e principalmente futuras. Em terras montanhosas, não impede o aproveitamento agrícola. As torres devem ser construídas mais altas para evitar corte de árvores mesmo nessas terras montanhosas. Como são obras de interesse público, faz-se assim, o melhor trade-off possível.
Nesses termos, há que se dar preferência a terrenos montanhosos para a passagem de qualquer infra estrutura que sirva como óbice ao cultivo. Nossa Agricultura moderna, com plantio direto e técnicas que integram a agricultura e pecuária e florestas, com baixa emissão de Carbono e aproveitamento melhor do espaço já desmatado, precisa de áreas desimpedidas para a movimentação de maquinário. No caso do cultivo da cana-de-açúcar, responsável pela produção do combustível verde - o etanol - sendo a planta energética mais eficiente do mundo, há que se ter o bom senso de deixar os terrenos liberados para que não impeça de modo algum o cultivo dessa gramínea. Nesses termos, se houver terrenos montanhosos, nem que o trajeto fique mais distante, há que se considerar a liberação da terra mecanizável. Temos de recomeçar a usar o BOM SENSO. Nossos antepassados tinham e muito. Os erros por eles cometidos, como excesso de desmatamento, foi por ignorar os benefícios e equilíbrio ecológicos. Nós não podemos errar hoje, pois temos conhecimento, técnica e informações mais do que suficientes para fazermos o melhor. É por isso que temos de ter leis que impeçam erros permanentes, com prejuízos definitivos.
4 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
15/11/2016
Ideia proposta por
SONIA D. F. M. - AC

Confirma?