Ideia Legislativa
A obrigatoriedade de inclusão no currículo escolar do ensino médio o Ensino do Direito nas Escolas.
É notável que há um desconhecimento da população brasileira em relação à Constituição Federal e às leis, tornando-os despreparados para fiscalizar os governantes, exigir direitos, compreender a Justiça, propor novas leis e produzir mudanças no país. O fato do Brasil ser "Estado Democrático de Direito" dá ao cidadão o direito de participação efetiva na coisa pública, não apenas em escolher os representantes políticos e a fiscalização dos mesmos, mas como também ter importante papel nas decisões de suas cidades, estados e o seu país. No entanto verifica-se que a grande maioria da população jamais leu a Constituição Federal 'a carta magna do país', no qual estabelece os direitos e deveres do cidadão segundo as quais o país está organizado. A Constituição Federal, no artigo 205, consta que a escola deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania(CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988). Na prática, não é o que se verifica.
Chegamos à conclusão de que o ensino do Direito deve ocorrer dentro das escolas, partimos para a análise das disciplinas conhecidas como Organização Social e Política do Brasil (OSPB) e Educação Moral e Cívica (EMC). Para tanto, começamos por dar uma visão geral dessas disciplinas e da época em que foram criadas, dentro do Regime Militar Brasileiro. Essas disciplinas foram condenadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, por terem sido consideradas como ferramentas a favor do Militarismo, substituindo, nas escolas, matérias como Filosofia e Sociologia e transmitindo a ideologia do Regime Militar, sem incentivar a reflexão e a crítica. A disciplina de OSPB ensinava sobre organização do Estado Brasileiro, suas instituições, mecanismos, política, poder judiciário, enquanto a EMC tinha um caráter patriótico, ensinando sobre os heróis brasileiros, as datas comemorativas, dentre outros aspectos. Amadas e odiadas, essas disciplinas serviram ao regime, mas também ensinaram direitos e deveres ao povo brasileiro, além de instigar-lhe um amor pela pátria que está, a cada dia, mais ausente. A OSPB e a EMC foram, também, uma tentativa de igualar nosso ensino ao de países como França e Estados Unidos, os quais possuíam disciplinas semelhantes a essas em suas grades curriculares. Em nossa época, onde possuímos mais liberdade de expressão, elas, se reformuladas, poderiam servir para formar cidadãos questionadores e conscientes, tornando-os preparados para fiscalizar os governantes, exigir direitos, compreender a Justiça, propor novas leis e produzir mudanças no país. Portanto, com o seu apoio à obrigatoriedade da inclusão no currículo escolar do ensino médio o ENSINO DO DIREITO NAS ESCOLAS, estaremos prontos para democratizar o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos.
3 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

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Data limite para receber 20.000 apoios
12/11/2016
Ideia proposta por
MANASSES R. - MG

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