Ideia Legislativa
Criar mecanismos para o desenvolvimento rural sustentável com educação, saúde, negócios adequados na agropecuária para os produtores rurais.
Espera-se melhorar e educar os jovens com o foco de pertencimento local e territorial. Estabelecer mecanismos adequados de oportunidades para os jovens nas áreas rurais com objetivo de minimizar o êxodo. Diminuir as desigualdades sociais no rural. Melhoria na produção de alimentos saudáveis. Autonomia e empoderamento das pessoas em áreas rurais. Oportunizar a possibilidade de gerar empregos no rural. Planos de trabalho ou projetos específicos para as área rurais Melhoria do potencial agroindustrial rural na economia local e regional.
Algumas regiões do Brasil principalmente, o Nordeste é caracterizada desde a ocupação do seu interior como uma região problema para o Estado brasileiro. Nesse sentido, essa região foi alvo de diferentes políticas públicas que estavam de acordo com o contexto histórico e o pensamento político predominante. Silva (2006) afirma que as formas de intervenção na realidade expressam diferentes pensamentos e interesses econômicos e políticos. Nesse contexto, apesar de meio século de abordagens no meio rural com o foco no desenvolvimento, a promoção de mudanças sociais e econômicas ainda constitui-se em desafios que requerem ações diferenciadas além do que substituir ou ofertar novas tecnologias, apesar da inegável importância das mesmas. O Ministério da Integração ampliou a sua atuação e institucionalizou o Programa Rotas de Integração Nacional, por meio da Portaria MI 162, de 26 de abril de 2014 dando o mesmo tratamento a outras atividades agropecuárias, tais como a piscicultura, a apicultura e a fruticultura, além da caprinocultura e ovinocultura. De acordo, as Rotas de Integração Nacional têm por objetivo a promoção do desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica de regiões menos desenvolvidas do país por meio de Arranjos Produtivos Locais, que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos e associados. Trabalhar em estratégias de reconhecimento e valorização das identidades local, do resgate da cultura e do respeito a autonomia dos jovens, técnicos e agricultores no rural possibilitará ações de uma agropecuária e produção de alimentos sustentável, fundamentando o pertencimento das pessoas no local, envolvendo a construção de diferentes configurações sociais, requerendo novos padrões de aprendizagem e o ingresso de diferentes atores sociais. Nesse sentido, tem-se como oportunidade um processo de transição para o desenvolvimento territorial a partir de uma visão holística do sistema agroalimentar.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
05/11/2016
Ideia proposta por
SELMO F. A. - CE

Confirma?