Ideia Legislativa
Anulação da PEC 65/2012 que desobriga necessidade de Licenciamento Ambiental para implantação de empreendimentos impactantes no país.
A justificativa apresentada pelo Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) PEC 65/2016 constitui-se de argumento frágil quando culpabiliza apenas o processo de Licenciamento Ambiental como responsável pela demora na execução de obras públicas no país. É sabido que principalmente a escassez de diagnóstico de necessidade e viabilidade de obras, de planejamento, a escassez de recursos financeiros e a CORRUPÇÃO, são os maiores gargalos para execução obras públicas no Brasil.
Obras, sejam elas quais forem, são causadoras de impactos sociambientais. Por essa razão há necessidade de cautela para minimizar seus efeitos junto a sociedade em geral, em especial a localizada em seu entorno, por esta razão se aplica o PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL. A simples apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental (parte do PROCESSO DE LICENCIAMENTO) produzido pelo empreendedor e proposto pela PEC 65/2012 constitui-se INsuficiente para garantir a veracidade dos fatos apresentados no documento, bem como para prever a redução de danos existentes durante e após a execução do empreendimento/obra. O atual processo de Licenciamento Ambiental é importante ferramenta para tomada de decisões, conhecimento, fiscalização e controle por parte da Administração Pública e da Sociedade em geral, contribuindo também para análise dos impactos e às demais políticas públicas na região de implementação da obra. Na condição de ex-servidora pública, Técnica em Gestão Ambiental de órgão público responsável pela execução de Processo de Licenciamento Ambiental, o que fragiliza a agilidade da execução dos Processos de Licenciamento Ambiental é o pouco investimento do poder público dos executivos municipal, Estadual e Federal na disposição de maior efetivo de pessoal e de ferramentas, equipamentos de trabalho para execução da Política Ambiental, principalmente no que diz respeito ao processo de Licenciamento. De modo especial observa-se o descompromisso e desinteresse das Prefeituras Municipais brasileiras na criação e implementação de órgãos de meio ambiente para tratar com seriedade de nossa Política Ambiental, fundamental para o equilíbrio da relação homem-natureza.
17 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
05/11/2016
Ideia proposta por
ALESSANDRA S. - AC

Confirma?