Ideia Legislativa
Avaliação e publicação de dados de aptidão e sanidade para motoristas de ônibus fretados dirigirem para empresas de transporte nas rodovias
Na noite do dia 08 de Junho, quinta-feira, o Brasil tomou conhecimento de uma lastimável tragédia envolvendo um ônibus fretado com estudantes que fazia o percurso Mogi-Bertioga, no litoral de São Paulo, resultando em dezoito vítimas fatais, além de vários feridos, causando comoção e desespero entre os familiares. O laudo da polícia científica apontou que o ônibus estava a uma velocidade demasiado acima do permitido, colocando os passageiros em risco, além de outros fatores que contribuíram com a tragédia. E na manhã do dia 11 de Junho, sábado, outro acidente fatal, desta vez no norte do estado do Paraná, com um ônibus fretado que tombou ocasionando 3 mortes, 5 pessoas em estado grave além de vários feridos. A polícia científica não investigou o caso, mas sabe-se que o ônibus tombou num ponto que pedia redução de velocidade. Motoristas que por conta da confiança exacerbada em suas capacidades ao volante acabam causando situações embaraçosas que causam a perda do bem constitucional da vida, e que são muitas vezes protegidos pelas empresas de transporte para tentar não sujar a imagem diante de casos dignos de repúdio nacional.
A sugestão apresentada para este problema se baseia na realização de exames práticos e periódicos para assegurar que estes motoristas estejam capacitados para dirigir nas estradas brasileiras, além da publicação de um certificado de antecedentes atualizado periodicamente com a garantia de que haja o respeito as normas de trânsito previstas na Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, e que esses motoristas tenham os dados destes exames tornados públicos com finalidade de garantir transparência sobre quem está dirigindo e que assim, os passageiros possam recuperar a confiança nas instituições e que o bem da vida, constitucionalmente protegido, seja preservado. Estes exames devem tratar de condições como o psicológico, o físico, o químico para avaliar a ingestão de tóxicos que possam comprometer no raciocínio do motorista, dando-lhe coragem de fazer o ilícito nas ruas.
17 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

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Data limite para receber 20.000 apoios
11/10/2016
Ideia proposta por
FRANCO M. - PR

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