Ideia Legislativa
Sugiro adoção de 7h em toda administração, 12 às 19h - economia de energia, ar condicionado, computadores, máquinas de café etc
Às Autoridades do Governo Interino E demais Autoridades do Legislativo Prezados(as) Senhores, Sabemos que o cidadão, por força de instrumentos jurídicos vigentes, pode ajudar o governo a 'legislar' – seja por proposição de ação popular, por representação democrática, seja por sugestões – muitas válidas, o chamado apresentador Gugu conseguiu seu primeiro emprego no SBT, a partir de cartas e sugestões de programas que enviava ao Programa Silvio Santos, aliás.
Venho sugerir uma medida, que praticamente a custo zero, pode ajudar o governo a economizar milhões de reais. Trata-se da adoção de 7 horas, com aferição de relógio de ponto (hoje, raras repartições públicas contam com este método, sendo o chamado 'ponto', na caneta). Economias imediatas: a exemplo de órgãos como o judiciário e agências reguladoras que têm expediente de 12 às 19h, as economias seriam: - no ar condicionado - na energia elétrica - nos recursos humanos - nos equipamentos como computadores, impressoras etc Efeito prático: oras, mesmo os órgãos que trabalham 8 horas, sabemos que quando este ponto é aferido, na simples assinatura, em folha de ponto, muitos servidores acabam na prática trabalhando 7h ou 7h30. Senão, vejamos. - Servidor deveria chegar 8h, acaba chegando 8h40, em média; - Servidor deveria almoçar e retornar 13h, mas vai a um restaurante, um shopping, atrasa mais 30min.; - Servidor deveria sair 18h, mas por um ônibus, uma linha que passa em tal horário, ou por pegar filhos na escola, acaba saindo uns 30 minutos antes. TOTAL/DIA = 1h30min (total efetivo trabalhado: 6h30min) Diante de tais razões, se o Estado está praticamente falido, se as finanças públicas estão estouradas, certamente ao adotar-se tal jornada de trabalhado, se economizará pelomenos 5h/dia com tais insumos (das 7 às 12h). Ao passo que a adoção obrigatória, ao menos dos órgãos federais por ponto eletrônico (maioria das repartições que o possuem, o ponto é eletrônico, via computador) é praticamente feita a custo 0. Inclusive, muitos terceirizados, a depender do órgão (digo com conhecimento, já trabalhei em vários ministérios), cumprem 6h corridas, ao passo que outros trabalham 8 horas. Também há órgãos em que 'por acordo de cavalheiros', se trabalha em horário corrido, como por exemplo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o Ministério do Desenvolvimento Social, dentre outros.
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
16/09/2016
Ideia proposta por
VLAD D. - DF

Confirma?