Ideia Legislativa
Criação de currículo obrigatório para ensino fundamental e médio baseado em índices mundiais, favorecendo o desenvolvimento tecnológico.
O baixo desempenho dos alunos brasileiros em avaliaçoes mundiais revelam que nossa educação vai mal e pode piorar. O PNE vigente não contempla todos os problemas da educação e o fato de não traçar um objetivo para o aluno ao final de cada série, acaba por deixar uma lacuna no aprendizado. As novas propostas de alteração do PNE, como o currículo obrigatório de 60%, associado ao modelo atual do ENEM, só enfraquecem ainda mais o sistema educacional do país. A desculpa da inclusão social não pode ser argumento para promover retrocesso. O sistema de ensino necessita de apoio legislativo para garantir acesso ao melhor currículo nos anos iniciais. É certo que nem todos que concluem o ensino médio seguirão até um curso superior, por várias razões. Mas, um aluno mal formado no ensino médio será um problema também para o mercado de trabalho. Então estaremos diante de problemas sociais mais graves, como a ausência de vagas para estes mal formados cidadãos. Os que seguirem para as universidades enfrentarão o mercado de trabalho mais competitivo e também não serão bem sucedidos. Portanto, não resta dúvidas de que o mais importante é uma boa base escolar nos anos iniciais.
A criação de uma lei ou emenda constitucional que proíba a abreviação, redução, ou banalização do currículo escolar dos ensino fundamental e médio.O PNE vigente não contempla todos os problemas da educação e o fato de não traçar um objetivo para o aluno ao final de cada série, acaba por deixar uma lacuna no aprendizado. Portanto, necessita de reforma, que promovam o incremento do currículo e não sua abreviação As novas propostas de alteração do PNE, como o currículo obrigatório de 60%, associado ao modelo atual do ENEM, só enfraquecem ainda mais o sistema educacional do país. Tendo exposto isso, considero urgente a proteção de um currículo amplo e baseado nas melhores experiências mundiais. O PNE atual visa levar, a qualquer custo, os discentes às universidades sem qualquer cuidado com seu aprendizado nos anos básicos. Isso gera 2 problemas principais, um cidadão de pouca cultura geral, e profissionais de baixo desempenho. Sugiro também a Inclusão de OSPB no currículo obrigatório atual. A tecnologia favorece o desenvolvimento e precisamos garantir que o sistema educacional do Brasil promova, incentive e auxilie este desenvolvimento, revelando mentes privilegiadas ainda nos anos iniciais de ensino.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
16/09/2016
Ideia proposta por
MARILIA D. M. S. P. M. - RN

Confirma?