Ideia Legislativa
Estabelecer aos ocupantes de cargos legislativos que só possam candidatar-se uma única vez com reeleição. Acabando a perpetuação no poder.
A classe política está em descrédito com a Sociedade Civil vide a quantidade de denúncias e deflagrações de operações de combate à corrupção que assola o nosso País. Os agentes políticos: senadores, deputados, vereadores gozam do famigerado "foro privilegiado", que ao invés de ser uma ferramenta para agilizar o processo investigatório, tornou-se um instituto protelatório e que poucas vezes se fez valer a sua importância. Em virtude da morosidade e muito da impunidade, sugiro que- assim como é feito nas eleições majoritárias- ou seja, na eleições para chefes do executivo, o candidato a cargo do poder legislativo poderá se candidatar e, se eleito, concorrerá a uma única reeleição. Permitindo assim, mais alternância de poder, e inibindo a permanência infinita de grupos políticos neste ciclo vicioso.
A ideia central desta proposta é tentar inibir com todas as forma de fisiologismo, clientelismo, sinecuras, prebenda e outras as mazelas advindas do gerenciamento burocrático que se tornou rotineiro em nosso País. Este modelo obsoleto ainda persiste, infelizmente, em nosso sistema político. A fim de atenuar de sobremodo a horrenda maneira de se fazer política, e da mesma forma que se foi estabelecido os critérios de inelegibilidade para cargos do executivo conforme a constituição cidadã art.14 §5º e 6º sugiro que sejam estabelecidas nos mesmos moldes no que tange à quantidade de vezes que o elegível possa sair candidato para cargos do poder legislativo. O candidato poderá concorrer a eleição para senador, deputado ou cargo de vereança, e, se eleito, concorrerá mais uma vez, findando assim a sua permanência ininterrupta no poder. Esta proposta não é um fim em si mesmo, mas um meio de tentar mitigar a perpetuação de grupos políticos, caciques, coronéis que não se cansam de exercer influência no sistema político. Como dito antes, isto não expurga todas as disfunções do sistema político, todavia é mais uma forma de tentar oxigenar a atividade parlamentar tão necessária e urgente em nossa sociedade.
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
15/09/2016
Ideia proposta por
DANIEL T. - PA

Confirma?