Ideia Legislativa
Incluir a opção "Nenhum dos candidatos" nas urnas, sejam elas eletrônicas ou não. E se essa opção atingir 50% + 1, respeite-se o resultado.
Inúmeras vezes, o eleitor é obrigado escolher um candidato "menos ruim" ou votar em branco para fazer valer sua cidadania ou, pior ainda, apenas para estar quites com a Justiça Eleitoral. Acontece de nenhum dos candidatos ser do interesse da população e, nesse caso, não há um espaço próprio na urna para manifestar esse desagrado.
Se essa opção for incluída, todos os partidos serão obrigados a escolher homens e mulheres mais preparados e íntegros para nos representar. Se não o fizerem, o cidadão usará o voto para rechaçar escolhas oportunistas, produzidas pelos marketeiros políticos. Poderiam até fazer uma consulta pública pré-candidato em seus sites de partido, para coletar dados do que a população espera do candidato, se eleito for. Se atingir 50% + 1, que seja feita a troca dos candidatos e outro turno, prevendo-se legalmente como se dará tudo isso. E, talvez com o tempo, os brasileiros deixem de ver esses espetáculos vergonhosos de gente votando por familiares. Talvez até acabe toda essa barganha indecente de favores, para votar ou deixar de votar temas de interesse da Nação, baseados no valor dos favores pessoais ou das propinas que vão engordar suas contas bancárias.
32 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
15/09/2016
Ideia proposta por
JULIETA M. D. P. - MG

Confirma?