Ideia Legislativa
Criação do departamento e/ou instituto de perícias da União,centralizando as atividades periciais no âmbito da administração publica federal
Atualmente tem-se a descentralização da atividade pericial na união (polícia federal, previdência social, dentre outros) ocorrendo falta de autonomia dos peritos envolvidos, pois estão vinculados à administração pública - que muitas vezes pode ter agentes envolvidos e/ou interessados no resultado das atividades do perito. Por isso, ter-se-ia autonomia verdadeira dos peritos quanto ao lema "ver e reportar" a verdade, que é o fim da atividade pericial.
A criação do departamento e/ou instituto de perícias da união segue a regra, já adotada nos eua e europa, de autonomia da atividade pericial, desvinculando-a da administração e deixando-a sacramentada pela criterio tecnico e pela busca da verdade. O cidadão ganharia um trabalho pericial mais transparente e desvinculado de interesses estranhos à verdade dos fatos abordados pelos peritos em suas atividades.não exsitiria, ou estaria reduzida, a pressão de superiores por resultados diferentes daqueles pautados pela melhor técnica possível e pela ética. Um exemplo são as perícias médicas previdenciárias, a cargo do inss vinculado ao mtps, onde há um demanda enorme dos cidadãos e metas/índices inalcançáveis - muitas vezes desumanos - por falta de pessoal concursado e/ou pelos sistemas usados atualmente.tais fatos levam a conflitos entre o órgão e os cidadãos segurados, pois o tempo para atendimento e o número de atendimentos é contrário aos preceitos éticos atuais. Portanto, uma perícia autônoma e independente da união seria largamente utilizada, inclusive pelo judiciário(este muito carente de peritos), executivo e legislativo,podendo existir pagamento de honorários e remunerção de subsídios(evita vícios nos resultados, pois é fixo).ganha o cidadão, o estado como um todo e o servidor.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
09/09/2016
Ideia proposta por
HENRIQUE A. P. D. S. N. - MG

Confirma?