Ideia Legislativa
Produtos eletrônicos sem tempo útil de uso adequado (produtos eletrônicos programados a dar defeito com menos de 2 anos).
Recentemente a associação proteste fez uma pesquisa com consumidores que se mostraram insatisfeitos nas aquisições de produtos eletrônicos em geral;em especial, Tvs, aparelhos de som, computadores, celulares e tablets. O mesmos ultimamente tem tido um tempo eficiente de vida útil de apenas 1 ano e meio ou um pouco mais de uso! A sensação que nós consumidores temos é a de que estamos adquirindo produtos descartáveis com validade de uso! Nós consumidores repudiamos o fato, pois trata-se de nosso dinheiro suado indo por ralo abaixo. Para complicar mais ainda, ao recorrermos as assistências técnicas temos que contar com a boa fé das mesmas na hora de concertar os aparelhos e nos deparamos também com o fato de muitas vezes não existirem peças disponíveis no mercado. Por incrível que pareça os concertos fora da garantia de fábrica, quase em 100% dos casos chegam de 30% ou mais do valor do produto adquirido! É um prejuízo muito grande para quem pagou durante 1 ano ou até mesmo a vista e de repente se depara com esses problemas! Na maioria das vezes o consumidor decide pelo descarte do produto e a aquisição de um novo.
A proposta é que sejam criados normas e leis que garantam a eficiência do uso de aparelhos por pelo menos 2 anos e os mesmos sejam fabricados para aguentarem o máximo de tempo possível. Que a mesma proposta não limite aos aparelhos a serem eficiente somente durante este tempo, pois nós não compramos aparelhos para se estragarem, mas sim para usamos o tempo que for necessário, claro sabendo, que existem fatores externos como oxidação e das peças incandecimento das mesmas devido a resistência elétrica de surtos na rede, que são sinistros eventuais e que não se aplicam ao caso! Sugiro também que sejam criados selos, ISOs de qualidade que garantam a eficiência, a qualidade do produto para o uso. Selos que garantam que a marca entregará de verdade um produto satisfatório e que cumprirá de fato com oque a marca prometeu! O aumento do tempo de garantia de fábrica por 2 anos é somente fictício, pois o que queremos de verdade é que sejam fabricados produtos resistentes que não fiquem a espreita de uma garantia, é isso que nós consumidores esperamos! Acho que essa parte consumidora deve ser mais transparente possível!
6 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
30/08/2016
Ideia proposta por
LEONARDO F. L. - RJ

Confirma?