Ideia Legislativa
Interrupção ou diminuição da velocidade da internet fixa de clientes que consumirem uma franquia mensal de dados contratada.
As operadoras querem interromper ou diminuir a velocidade da internet fixa de clientes que ultrapassarem uma quota mensal de dados contratada, exigindo a contratação extra de mais dados para continuarem a navegar com a mesma velocidade. A justificativa é que assim melhorarão o serviço, beneficiando os usuários. Porém, suspeita-se que o real motivo seja outro: limitar uso livre e irrestrito de serviços como o Netflix, Whatsapp, Skype e outros, que, por suas excelentes qualidades e preços, concorrem com os serviços de TV por assinatura e de telecomunicações das próprias prestadoras. Com a limitação, usar esses serviços se tornará bem mais caro, podendo até mesmo se tornarem inviáveis. Essa medida por parte das operadoras é um cerceamento dos direitos dos usuários, impedindo sua livre escolha, e impede a evolução da tecnologia, que caminha para outros moldes de prestação de serviços.
Ao invés de limitar o uso da Internet, a solução proposta é obrigar as operadoras a investir no aumento e qualidade da rede de dados, nos moldes como ocorre no Plano Geral de Universalização e Plano Geral de Metas de Qualidade, aplicados ao Serviço Público de Telefonia, planos esses elaborados e fiscalizados pela ANATEL, além da proibição de limitar o velocidade ou uso da Internet contratada pelo usuário por qualquer motivo. Caso sejam descumpridos, que sejam aplicadas multas e sanções administrativas em favor do consumidor lesado. Se houver impedimentos legais na aplicação dessa sugestão, que se mude a lei que classifica a Internet como serviço agregado à telecomunicações para uma modalidade de serviço de telecomunicações. O fato de haver grande aumento de usuários e pequeno investimento em tecnologia e expansão da rede torna-se evidente com essa medida, que transfere o problema para o usuário, sendo que as operadoras é que tem que resolvê-lo. Se o número de usuários aumenta, há a necessidades das operadoras oferecerem condições de todos eles usarem satisfatoriamente os serviços contratados, sem limitações. Se as operadoras cumprem o PGMU e o PGMQ, podem cumprir medidas similares aplicadas à Internet.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/08/2016
Ideia proposta por
MARCELO Z. - SP

Confirma?