Ideia Legislativa
Escola para pais das crianças do ensino público a fim de aumentar o nível educacional dos pais sobre conhecimento familiar e de mundo.
Há anos que se ouve falar que as nossas crianças são o futuro da nação. Porém, esse futuro sempre é postergado por inúmeros fatores. Além disso, não podemos responsabilizar as crianças pelo futuro de um país, e sim, assumir essa responsabilidade desde agora. É conhecido também que muitas famílias não têm bases educacionais boas o suficiente para conduzir seus filhos. Essas bases educacionais não são apenas as acadêmicas, mas aquelas que hoje são ensinadas na ética, aquelas de comportamento, aquelas de reflexão sobre o que ocorre na vida. A falta de capacidade de uma família de conduzir bem seus filhos, de tratá-los bem, de dar apoio emocional dentro do lar, de manter a unidade dentro de casa, é refletida na sociedade mais tarde com pessoas que prejudicam outras, que fazem coisas erradas sem ter consciência disso ou, pior, tendo consciência e optando por fazer errado. E aí chegamos na falha da educação no sentido geral, em que a escola é apenas parte do processo. Inclusive, essa mesma escola enfrenta pais despreparados e têm grandes problemas em construir algo de bom em seus alunos, uma vez que isso não é o que se vê dentro de casa.
A solução não se encontra apenas em educar (para o mundo e academicamente) as crianças nas escolas. As crianças necessitam do apoio e da educação em casa. E isso só é possível se os pais tiverem conhecimento suficiente para levar isso adiante e trabalhar em conjunto com as escolas. Precisam de conhecimento suficiente para DIALOGAR em casa com seus filhos. Dessa forma, se faz necessária a criação da Escola de Pais. Uma escola de instrução aos pais sobre POLÍTICA, ÉTICA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA e CIÊNCIA. Aulas capazes de atender até a população analfabeta, aulas de reflexão sobre a própria vida, sobre os acontecimentos que ocorrem ao seu redor na sociedade e o que isso implica em suas vidas e na de seus filhos. Aulas como as palestras de nossos grandes professores e filósofos Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal. Aulas sobre a importância da Ciência e do pensamento científico para a sociedade, como Carl Sagan trabalhou em toda sua carreira e Marcelo Gleiser e Suzana Herculano-Houzel, nossos grandes cientistas brasileiros, vem trabalhando. Aulas de história e sociologia para que nossa população entenda nosso passado e entenda o que está acontecendo na nossa atualidade. Essa escola seria de caráter bonificador de alguma forma, para incentivar os pais a frequentá-la. Seria organizada na própria escola em horários a parte e definidos entre a escola e os pais, ou até mesmo em outros locais. Não seria meramente expositivo, mas de uma forma envolvente e participativa. Essa escola também dá oportunidade aos nossos vários novos graduandos e graduados a atuarem em suas áreas. Oportunidade aos nossos mestrandos e doutorandos a praticarem a divulgação da ciência para o público leigo. É uma escola para o crescimento dos adultos em paralelo ao crescimento das crianças!
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
20/08/2016
Ideia proposta por
ROMULO A. P. D. S. - RN

Confirma?