Ideia Legislativa
Controlar reações adversas dos métodos contraceptivos no país e garantir informação clara quanto ao funcionamento e riscos de cada método.
Existe no Brasil muitos casos de mulheres que sofreram reações adversas graves devido ao uso de métodos contraceptivos(ANTICONCEPCIONAIS e DIU)como trombose venosa, embolia pulmonar, AVC, perfuração uterina, gravidez ectópica e ÓBITOS e a maioria destes relatos não são contabilizados pelo órgão competente do país ANVISA porque o sistema de controle é FALHO, conforme noticiado pela Câmara dos deputados, após realização de uma audiência pública realizada no dia 09/06/2015 para a discussão do tema onde o representante da ANVISA confirma esta afirmação, vide link: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/490158-COMISSAO-DISCUTE-EFEITOS-NOCIVOS-DO-USO-DE-PILULA-ANTICONCEPCIONAL.html Esta falha no controle das reações adversas dos métodos contraceptivos artificiais, hormonais e não hormonais, assim como a falta de informação acerca ao real funcionamento e aos possíveis riscos à saúde oferecidos pelos método/produtos, não permite que o direito CONSTITUCIONAL À VIDA de cada cidadão brasileiro seja cumprido pelo Estado, portanto ações urgentes precisam ser realizadas na esfera federal e para isso propomos sugestões como forma de solução para o problema.
- INFORMAÇÃO CLARA DO FUNCIONAMENTO E RISCOS DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ARTIFICIAIS: É extremamente comum visualizar na bula a falta de informação acerca ao funcionamento dos anticoncepcionais e outros métodos artificiais. No item em bula "Como este medicamento funciona" os fabricantes dos métodos informam apenas "funções mais importante ou principais", mas a usuária tem o direito de saber como o método funcionará em seu corpo, portanto o funcionamento de cada método deve ser expresso na bula sem a ocultação de funções para o claro conhecimento da usuária. Os riscos de casa método devem ser devidamente informados na bula e os mais graves devem ser expressos na embalagem do produto. Ex.: Anticoncepcionais = Risco de trombose / DIU de COBRE = Risco de infecção e gravidez ectópica. - INFORMAÇÃO CLARA NO CONSULTÓRIO: Os médicos devem ser obrigados a mostrar e informar TODOS os métodos contraceptivos aprovados pela OMS para a paciente, inclusive os naturais informando os riscos, benefícios e eficácia de cada um para que a LIVRE ESCOLHA da paciente seja garantida. O médico também deverá informar as pacientes que escolherem métodos hormonais que existe exames de sangue para descartar trombofilias (genética para desenvolver trombose) e que para o uso de hormônios o ideal é fazê-lo antes, pois ter trombofilia é uma contra indicação dos métodos que contém hormônios. - HOSPITAIS SENTINELAS: Transformar todos os hospitais públicos e particulares do país em sentinelas, fazendo com que estes hospitais registrem diretamente à ANVISA todos os casos de reações adversas dos métodos contraceptivos artificiais após o devido diagnóstico da paciente, coletando as informações necessárias para o envio da notificação à ANVISA, deste modo existirá informações da população acerca da real segurança dos métodos atualmente comercializados no país. Estes hospitais devem ter um protocolo padrão para diagnóstico das reações adversas de pacientes que usam métodos contraceptivos artificiais.
85 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
06/08/2016
Ideia proposta por
SIMONE V. F. - SP

Confirma?