Ideia Legislativa
Criação de Hospitais Públicos Veterinários visando a pesquisa no enfoque do controle e erradicação de zoonoses sem a eutanásia dos animais.
Devido ao crescente número de zoonoses, creio ser necessário uma política pública de saúde veterinária. No caso específico da leishmaniose, por exemplo, é sabido que a eutanásia de cães em nada contribuem para a solução do problema de saúde pública, posto que o vetor da doença é o mosquito. Desse modo, cabe salientar a urgente necessidade de pesquisas na área, visando a proteção não só dos cães como também do ser humano.
As Zoonoses, principalmente a leishimaniose estão ligadas à falta de saneamento básico nas cidades mais pobres do mundo. Esse problema se constituem num desafio a ser enfrentado com urgência por todos nós. Em razão desse fato, é imperativo que os municípios possuam condições para tal enfrentamento. Essas condições, perpassam pelo investimento, em pesquisas, criação de hospitais veterinários de referência, principalmente nas capitais dos estados e/ou áreas onde tenham ou venham a ter universidade públicas ou privadas ligadas à área da veterinária ou zootecnia. Por fim, é necessário que saiamos da nossa zona de conforto e partamos para a luta contra as condições sub humanas que vivem a nossa população e, nisso, incluo os animais que são abandonados aos milhares nas cidades por motivos puramente egoístas da sociedade brasileira e, na mesma medida, pelo Estado, que não promove a adoção consciente de animais, através do fornecimento de castrações gratuitas em cães e gatos, os quais tem sido os mais vulneráveis nesse processo de abandono. Esse fato, tem contribuído permissivamente para o aumento do número crescente de zoonoses que tem vitimado a população mais carente, notadamente as crianças que não têm o sistema imunológico plenamente formado ou os idosos. A situação, só não é pior porque existem algumas pessoas, autodenominadas protetores, que tem lutado diuturnamente para dá qualidade de vida para cães e gatos. Essas pessoas, em sua maioria, não recebem nenhum tipo de ajuda dos órgãos públicos. Lutam sozinhas por um ideal que parece está cada dia mais distante, se não for feita algo, por essa casa legislativa, a fim de que o país possa debelar as zoonoses e dá mais dignidade às pessoas e aos animais.
59 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
02/08/2016
Ideia proposta por
MARIA E. B. L. - MA

Confirma?