Ideia Legislativa
Isenção de Imposto de Renda para profissional de Saúde que cobrar preço de consulta popular ou mesmo valor pago pelo plano de saúde
O governo deixou de recolher com isenções de Imposto de Renda no setor de saúde R$ 15,8 bilhões, em 2011 enquanto o setor privado, diga-se Plano de Saúde, faturaram R$ 92,7 bilhões por ano, segundo dados de 2012 do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Esses bilhões foram jogados no ralo pq a maioria e principalmente a classe média declara IR Simplificado e muitas vezes essas despesas com saúde não compensa a mudança de categoria no IR.Mas o dinheiro da isenção deixou de entrar no SUS, deixou de entrar no bolso do declarante e foi para o bolso da iniciativa privada. Enquanto os pobres e classe média sem acesso a Planos de Saúde são obrigados a pagar consultas particulares a preços exorbitantes ou mofar na fila do SUS principalmente quando se trata de atendimentos mais complexos que necessitam de especialistas.
Minha sugestão é acabar com a isenção do IR para gastos com saúde, Planos de Saúde e passar a isentar somente os profissionais que cobrarem preços de consultas populares dos clientes ou o mesmo valor pago pelos planos de saúde ao profissional, criando uma rede de clínicas populares em todo o país através apenas da isenção do IR. Assim como os Médicos Populares e Clínicas Populares não pagarão impostos, para os profissionais que não aderirem à iniciativa o valor do IR será bem maior para desestimular a cobrança de consultas particulares e incentivar as consultas populares. Os Planos de Saúde não acabarão por causa dessa iniciativa, mas precisarão se reinventar para continuar no mercado o que será muito mais saudável.
2 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
26/07/2016
Ideia proposta por
MARIA T. C. A. A. - MG

Confirma?