Ideia Legislativa
Criar hortas comunitárias, promover e propor ações de bairros ao combate a mosquitos vetores da Dengue, Zika e Chikungunya
É muito comum que lotes e terrenos baldios sejam potencialmente usados para o descarte ilegal de materiais, como entulho, resíduos e lixo, que por sua vez, são grandes responsáveis pela proliferação e aparição de roedores, baratas, cobras e escorpiões e, o mais temido de todos, o vetor dos Mosquitos da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Todos estes fatores, põem a nossa integridade fisica e a de terceiros, em plena e constante situação de risco, podendo até nos causar a morte, ou custar a vida daquele vizinho ou ente querido que tanto amamos. No município é comum que funcionários visitem os terrenos e, quando detectam que estão com acumulo de mato, notificam os proprietários para proceder a limpeza por meio de capinação, além de ser aberto constantes processos ou até mesmo, sucessíveis inquéritos policiais referente a terrenos sujos, devido ao descaso de alguns proprietários, geram grande alarde e consequentemente consequências irreparáveis a toda sociedade.
Dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. Para ajudar a população a entender melhor a atual situação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) preparou o infográfico "Aedes em foco: arboviroses em expansão no Brasil", que trata das origens dessas enfermidades, sintomas, complicações e riscos na gravidez e para recém-nascidos. Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades. O material da Fiocruz esclarece essas diferenças. O conteúdo presente no infográfico foi elaborado com base em um artigo científico de pesquisadores da Fiocruz e do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores, publicado em maio de 2015 na revista Cadernos de Saúde Pública, cujo tema central é o estabelecimento de chikungunya no País. Com importantes descobertas sobre associação entre o zika vírus e casos de microcefalias no Brasil e a Síndrome de Guillain Barré, o material foi ampliado.
14 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
24/06/2016
Ideia proposta por
FERNANDO D. F. - SP

Confirma?