Ideia Legislativa
Obrigatoriedade de ensino de Planejamento Financeiro e Economia Doméstica desde o ensino básico até o ensino médio, em todas as escolas.
Endividamento insustentável das famílias brasileiras. Proliferação da pobreza. Queda do consumo. Aumento do desemprego.Falta de conhecimento e desinteresse sobre políticas econômicas. Alta dependência de políticas sociais de auxílio que pesam nas finanças do Estado. Riscos potenciais e futuros para a Economia do país. Prejuízo à competitividade internacional do Brasil.
A grande maioria da população é altamente endividada e sem conhecimento básico de economia para um planejamento financeiro saudável e sustentável ao longo da vida. As políticas públicas econômicas oportunistas incentivam o descontrole financeiro das famílias e muitas vezes a sua ruína. A concessão de crédito sem informações sobre suas consequências também contribuem para a falência do sistema econômico a médio e longo prazo, pois muitas pessoas não entendem que crédito não é doação de dinheiro e o pagamento da dívida deve ser feito com encargos que muitos não sabem ou planejam como realizar. Assim, muitas vezes, as famílias se endividam em valores que superam 2, 5, 10 vezes sua renda, tornando sua vida insustentável financeiramente e contribuindo para a decadência de todo o sistema econômico do país. Um planejamento sustentável com endividamento parcimonioso e controlado é essencial para o crescimento da renda, do consumo e consequentemente do país. Esses riscos só podem ser previstos e evitados com educação e informação, as quais devem ser incutidas nas crianças desde os primeiros anos de vida para que se tornem parte do seu desenvolvimento.
107 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/06/2016
Ideia proposta por
JOSE P. A. - SP

Confirma?