Ideia Legislativa
Inserção de trabalho nos sistemas prisionais. Parte da renda gerada por cada preso iria para sua família e outra parcela para o estado.
Hoje enfrentamos um enorme problema em todo Brasil, o aumento da violência. Cada vez mais se constroem cadeias, que se lotam com uma facilidade incrível. E isso só tem gerado gastos ao estado, pois as pessoas que ficam presas não são ressocializadas, e depois que cumprem pena voltam a praticar crimes, e todo o dinheiro que foi investido na ressocialização foi perdido. Dinheiro este que poderia ser investido em segurança (contratação e treinamento de policiais , compra de viaturas melhores), educação (construção e ampliação de escolas, aumento dos salários de professores), saúde (construção de hospitais e unidades de saúde). Acaba que grande parte desse valor investido no sistema prisional não tem retorno positivo para o estado e nem para a sociedade. Atualmente o Sistema prisional no Brasil é muito falho, um dinheiro que não tem volta. Para isso basta compararmos o quanto se gasta com um aluno e quanto se gasta com um preso, o presidiário sai 11 vezes mais caro. Sustentar um preso que não faz absolutamente nada durante o período da pena é 11 vezes mais caro que custear a educação de um aluno que pode ajudar o Brasil a crescer. Pensem sobre isto...
Com a inserção de trabalho no sistema prisional, o estado deixaria de gastar e passaria a receber por cada preso. Isso porque cada preso que trabalhasse, receberia um salário(que poderia ter como referência o salário minimo) onde parte seria dividido com a família e outra parte com o estado, ou seja, o detendo cumpriria pena trabalhando e geraria renda para sua família e para o estado. O estado deixaria de gastar com os presos, e a renda destinada ao estado gerada por eles poderia ser investida em outros setores (educação, segurança e saúde; ou para reparação do dano que o criminoso causou) para que diminuísse cada vez mais a impunidade, a desigualdade e a violência do nosso país. É algo simples de ser feito. No Brasil já existem penitenciárias agrícolas, só que isto não está sendo o suficiente. Nesse sistema que estou sugerindo os presos seriam obrigados a trabalhar, pois cidadão nenhum é obrigado a custear a estadia dele na cadeia, enquanto ele fica o tempo todo atoa. Aqueles que se recusassem a trabalhar seriam sustentados pelos "direitos humanos" ou seriam deixados para morrer de fome. Pode ter certeza que uma hora eles iriam querer trabalhar. Quem tem disposição pra pegar uma arma e cometer um roubo ou um homicídio, deve usar esta mesma disposição para trabalhar! Outra coisa que deve mudar no sistema prisional são as regalias, preso não precisa ter televisão na cela, muito menos outros eletrodomésticos. Na cela ele tem que ter apenas o básico: cama, torneira e vaso sanitário. Ele tem que ter consciência que o motivo dele estar ali foi por ter cometido um crime e por isso não deve ter regalias. No pátio do refeitório ou na biblioteca pode ter uma televisão, para ele ter acesso à informação nos momentos de folga do serviço. Vejam que tudo que estou dizendo aqui não é ilusório, nem fantasioso. Em alguns países mais estruturados os presos trabalham e geram renda. E de início o Brasil poderia se espelhar nesse países. A sociedade agradece!
7 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/06/2016
Ideia proposta por
FELIPE P. - ES

Confirma?