Ideia Legislativa
Determinar que os Bancos disponibilizem alternativas eletrônicas para liquidação ou amortização de empréstimos e financiamentos.
Os bancos têm dificultado, para seus clientes, o acesso a serviços de liquidação e de amortização antecipada de operações de crédito; não disponibilizando a mesma tecnologia e as mesmas facilidades (especialmente de auto-atendimento) disponibilizadas na hora de contratar essas operações.
A informatização dos serviços bancários, concretizadas nas alternativas de auto-atendimento, atualmente, é uma realidade incontestável. Os bancos, de certa forma obrigam seus clientes a utilizarem as famosas salas de auto-atendimento, a internet e outros meios. No entanto, o uso da tecnologia é manipulado por essas instituições, de forma a facilitar o que é de seu interesse, o que possibilita menos uso de mão de obra e reduz seus custos. Apesar de toda a tecnologia disponível e utilizada pelos bancos; e, apesar de se perceber que esses bancos forçam seus clientes a utilizarem os serviços de auto-atendimento; quando se trata da possibilidade dos clientes liquidarem ou amortizarem, de forma antecipada, suas operações de crédito (empréstimos e financiamentos), há, claramente, um interesse dessas instituições em dificultar esse serviço. Para liquidar ou amortizar operações de crédito antecipadamente e, dessa forma, reduzir o volume de juros pagos pelo cliente, geralmente o cliente precisa comparecer pessoalmente a uma agência, esperar por um atendimento que, muitas vezes, demora muito, convencer o banco de que realmente quer isso e assinar um documento, como se não houvesse tecnologia para facilitar esse serviço; tecnologia já de posse da instituição, que não a usa por pura e simples conveniência e desejo de manter o recebimento dos juros exorbitantes sobre as operações de crédito. Faz-se necessário que o poder público intervenha, de forma a reduzir essa manipulação feita pelas instituições bancárias.
6 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
23/02/2016
Ideia proposta por
CHIQUEDSON M. - RN

Confirma?