Ideia Legislativa
Instituição da reserva exclusiva do mercado imobiliário para os corretores de imóveis, acabando com a sonegação de impostos nas transações.
Nas transações imobiliárias (vendas, locações e permutas), são onde ocorrem a maior parte da sonegação de impostos no país. Com a instituição da reserva exclusiva para os corretores de imóveis, todas as transações imobiliárias passariam a ser realizadas por esses profissionais e empresas, ficando estes responsáveis por informar aos órgãos arrecadadores dos impostos incidentes nessas transações, dos valores transacionados, inclusive os honorários. Os corretores já são responsáveis por esse tipo de informação através da DIMOB e da informação ao COAF das transações suspeitas de serem realizadas com recursos obtidos através de crime de lavagem ou ocultação de bens e de dinheiro e tráfico de drogas. Esse instituto reforçaria a segurança jurídica dos negócios, evitando uma maior quantidade de ações na justiça a respeito de transações imobiliárias, garantiria a responsabilidade civil aos envolvidos e reduziria imensamente a sonegação dos impostos incidentes nas transações imobiliárias e honorários profissionais.
No Brasil é muito fácil sonegar imposto nas transações imobiliárias, principalmente nas locações de imóveis. As informações sobre a renda à receita federal são prestadas pelo próprio contribuinte, deixando uma brecha para a sonegação de impostos, inclusive dos honorários dos corretores que intermediam e administram as locações. Mas nas intermediações de compra e venda também existe muita sonegação. Geralmente os valores são informados a menor, e se omite os valores auferidos pelos profissionais da corretagem a título de honorários. A instituição da reserva exclusiva do mercado imobiliário para os corretores de imóveis e imobiliárias reduziria a sonegação de impostos incidentes nas transações imobiliárias, uma vez que todas as transações imobiliárias precisariam de um responsável técnico para acompanhar a transação e ao final, informar aos órgãos arrecadadores os dados das partes e do imóvel, os valores transacionados, inclusive os honorários recebidos, para que sejam arrecadados os respectivos impostos. A medida é muito importante na moralização do mercado imobiliário e na valorização da profissão de corretor de imóveis, que apesar de ser regulamentada por lei, não possui uma reserva de mercado exclusiva, como os advogados, engenheiros, médicos, contadores, etc., e no combate a esse mal que prejudica o desenvolvimento da nação que é a sonegação de impostos.
5 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
28/11/2015
Ideia proposta por
ALEXANDRE B. M. - PE

Confirma?