Ideia Legislativa
Condicionar o percentual de assinaturas necessárias para projetos de iniciativa popular nos municípios à mesma proporção da PEC 286/13
Hoje os municípios criam leis próprias definindo a quantidade e percentagem relativa de assinaturas de eleitores necessários para a apresentação nas câmaras municipais de projetos de iniciativa popular. No âmbito municipal, usa-se como estratégia para evitar a participação popular criar leis com altas porcentagens de assinaturas, da ordem de 5% do eleitorado ou mais. Como resultado, existe extrema dificuldade da sociedade, pouco organizada como é, em coletar tantas assinaturas para apresentar projetos de iniciativa popular. Esta proporção é desmedida entre o que agora se definiu no âmbito federal e a definida pelo âmbito municipal.
A PEC 286/13, de autoria do Senado, aprovada em 2014 diminui o número de assinaturas necessárias para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular. Anteriormente, para começar a ser analisado no Congresso, um projeto de iniciativa popular precisaria das assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado nacional, o que significava algo em torno de 1,4 milhão de pessoas. Com a PEC, essa exigência cai para 0,5%, ou seja, cerca de 700 mil assinaturas, distribuídas por, pelo menos, cinco estados, com não menos de 0,1% dos eleitores de cada um deles. No caso das propostas de emenda à Constituição de iniciativa popular, a exigência vai ser a adesão de 1% do eleitorado, também distribuído por cinco estados, com pelo menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. O que sugiro é que haja alguma obrigatoriedade de condicionar as leis municipais sobre apresentação de projetos de lei de iniciativa popular a estas mesmas proporções. No município em que vivo somos 400 mil pessoas e a lei municipal exige 5% do eleitorado para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, o que inviabiliza a coleta e apresentação de assinaturas que ainda tem o agravante de ter que ser feita com base no número do Título Eleitoral, que raramente as pessoas carregam consigo. Em 445 anos de existência da cidade só foi apresentado UM PROJETO de iniciativa popular. Um número mais razoável de assinaturas, da ordem de 1% do eleitorado facilitaria a participação direta da população na criação de leis de seu interesse de forma independente dos lobbys partidários.
3 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
17/11/2015
Ideia proposta por
PEDRO G. - SP

Confirma?