Ideia Legislativa
Dar aos Brasileiros e Brasileiras residentes no exterior os mesmos direitos de representação política por via do exercício do voto.
Qualquer cidadão brasileiro residente no exterior do país e com domicílio eleitoral inscrito na área de qualquer uma das nossas embaixadas e representações consulares apenas tem o direito de exercer o seu voto para Presidente. Seria relevante que, em todas as matérias de organização do Estado pudessemos criar um círculo eleitoral que represente devidamente os Brasileiros e Brasileiras que residem fora, mas que assumem a sua cidadania como forma de partilhar a imagem, história e o ser pessoa como valor acrescentado nas comunidades onde vivem, trabalham e fazem crescer a comunidade Brasileira fora do país.
Acredito que seria benéfico que os Brasileiros e Brasileiras com registo fora do país pudessem ver equiparados os seus direitos políticos aos demais cidadãos e cidadãs, sendo que neste momento apenas participam na eleição direta da chapa destinada à eleição de Presidente e Vice-Presidente da República Federal do Brasil. Esta é uma forma de afastamento de qualquer Brasileiro ao Estado e à sua organização, promovendo que as futuras gerações de Brasileiros, nascidos em famílias que pelos mais variados motivos optaram por residir fora do país. Será relevante que o Brasil consiga encontrar caminhos para a inclusão destes filhos que partiram para as mais variadas terras, que continuam a ter direito ao exercício dos seus direitos políticos e que encontram uma limitação na sua representatividade por força da expressão do seu voto. Acredito que seja um caminho que devemos todos saber trilhar, mas que com o seu avanço poderemos seguramente aproximar as comunidades Brasileiras espalhadas pelo Mundo ao Berço da Nação e mostrar que também eles são parte da Federação que nos acolhe a todos como irmãos e irmãs. Pedro Henrique Aparício
5 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
04/02/2015
Ideia proposta por
PEDRO H. A. - SP

Confirma?